-
Arquitetos: Studio Okami Architects
- Área: 270 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nick Claeskens
-
Fabricantes: Alucobond, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos anos 60, o cinturão verde ao redor de Antuérpia era um local de experimentação arquitetônica, várias edificações interessantes foram construídas nesta área arborizada. Nosso cliente comprou uma dessas joias arquitetônicas antigas. Embora em estado de decadência, a força do projeto original brilhava através da vegetação densa em nossa primeira visita.
Infelizmente, ao inspecionar a estrutura original, o volume estava muito deteriorado para ser reformado e atingir os padrões atuais. Além disso, a mudança de funcionalidade das nossas casas, como o trabalho remoto, uma vida familiar agitada, etc., levou a um aumento na metragem quadrada necessária. Com isso em mente, uma reconstrução da casa com forte respeito por suas qualidades arquitetônicas originais foi a melhor opção (uma evolução no espírito, uma ode ao design dos anos 60).
À primeira vista, paredes de concreto são posicionadas aleatoriamente para definir os espaços e funções interior-exterior. A variação de altura e orientação permite que elas cumpram funções de serviço: privacidade, proteção solar, depósito, parede jardim, etc. O térreo foi projetado para ser "à prova de futuro", incorporando todas as funções necessárias em um espaço semelhante a um loft, visualmente separado pelo posicionamento das paredes de concreto. Os espaços mais sensíveis ao ruído situam-se nas extremidades, mas com um fluxo diário não obstruído.
Os quartos das crianças estão localizados no pavimento superior, este primeiro andar é formado por uma caixa espelhada que desaparece devido ao reflexo da floresta, permitindo que a edificação mantenha sua aparência lisa e horizontal. A forma é enfatizada pelas janelas deslizantes do chão ao teto sob o telhado em balanço, com pisos de concreto fluindo do interior para os terraços externos. As interações visuais e espaciais entre o jardim, concreto e vidro e os reflexos do volume espelhado dão à edificação sua aparência atemporal e formam uma ode à força do projeto original.